Como Escolher a Faca Para Sushi
A culinária japonesa faz sucesso no Brasil há muito tempo. São milhares de brasileiros apaixonados por este tipo de comida. Existem vários restaurantes japoneses espalhados por todo o país, e o prato mais procurado é o sushi, famoso prato japonês feito com peixe cru, arroz e algas marinhas.
Devido à quantidade de pessoas que apreciam este prato, aumentou também o preparo caseiro. Muitas pessoas aprendem todos os dias a fazer o sushi e outros pratos da culinária japonesa. Porém, para fazer em casa é preciso ter os utensílios corretos, como as facas, por exemplo. Os especialistas em comida japonesa dão algumas dicas para se escolher a faca correta.
Tipos de Facas Para Sushi
Existem mais de 20 tipos de facas japonesas, com preços muito variados, mas para preparar o sushi você vai precisar três. São os seguintes:
- Deba-bocho: é curta e com a lâmina levemente arredondada, como um cutelo. É usada para limpar peixes inteiros (decapitar, partir a espinha e tirar os filés).
- Usuba-bocho: tem formato retangular e é mais pesada, usada para cortar e descascar vegetais. Ótima para fazer fatias bem fininhas com o pepino.
- Yanagiba-bocho: esta é clássica, e é a mais importante de todas. É também conhecida como yanagi. De lâmina longa, quase reta, fina e pontuda, é usada para fatiar o peixe sem espinhas (nigiri e sashimi), cortar os makis (rolinhos) e fazer guarnições.
Estas facas costumam ser um pouco caras, chegando a custar entre R$50,00 e R$10.000. Por isso, se não puder comprar as três, prefira comprar somente a Yanagi-bocho, que é a mais importante de todas.
As facas feitas no Japão são as melhores, mas é possível comprar boas facas para sushi no Brasil.