Como Comprar um Telescópio

No madrugada do último dia 15, ocorreu um fenômeno astrológico conhecido com lua vermelha. O eclipse total deixou a lua com uma coloração avermelhada, algo realmente bonito de se ver. Nesses momentos, os apaixonados pelos astros logo pensam em adquirir um telescópio e observar todos esses fenômenos mais de perto. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre  a escolha de um bom telescópio.

Telescópio

Telescópio

O Preço

Para começar, é preciso dizer que um telescópio não custa nada barato e os mais em conta – aqueles que são encontrados em lojas e shoppings – geralmente são muito ruins. Vale destacar também que o mais caro nem sempre é o melhor, porque pode ser complicado de mexer. O ideal, portanto, é pesquisar bastante e encontrar um bom custo-benefício, ou seja, algo não muito caro que atenda  às suas necessidades de iniciante.

A Marca

A melhor marca brasileiro que produz telescópios é a B. Riedel e está localizada em Belo Horizonte. Os produtos feitos por essa empresa tem excelente qualidade e variedade suficiente para atender a diferentes perfis de observador. Além disso, os telescópios são bem resistentes, sendo ideais para a manipulação por crianças ou grandes grupos.  O site da B. Riedel é: www.telescopios.com.br. Outra boa marca é a italiana Konus, que tem qualidade e preço acessível.

Informações Importantes

O primeiro fator que você deve observar no seu futuro telescópio é a abertura, que representa o diâmetro da lente ou espelho principal. Quanto maior for a abertura, melhor será a imagem gerada pelo telescópio. Os fabricantes costumam alardear a capacidade de ampliação do telescópio, mas essa informação não é tão importante, pois o aumento nem sempre corresponde a uma boa imagem.

Que Tal um Binóculo?

Um binóculo de qualidade pode ser uma boa pedida para quem quer quer observar os astros sem gastar muito. De acordo com o Professor Renato Las Casas, o ideal para um iniciante é um binóculo de 7×50. Ele é mais fácil de manusear e garante uma ótima observação do céu. Outra vantagem é o preço, pois o binóculo de melhor qualidade ainda custa bem menos que um telescópio “meia boca”.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Outros e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar um Telescópio