Como Comprar um Pandeiro

O pandeiro é um dos principais instrumentos do samba e pagode. Mesmo parecendo um instrumento muito simples, é preciso ter um pouco de conhecimento se você deseja comprar um pandeiro.

Primeiro é preciso saber que o pandeiro é composto de várias partes: aro, pele, conjunto do esticador, abafador, platinelas ou soalhas e alguns outros acessórios. Sabendo disso, veja alguns detalhes que devem ser observados na hora de comprar um pandeiro.

Tamanho

O tamanho mais comum do pandeiro é o de 12″, mas são encontrados pandeiros de 10″ a 14″. Quanto maior o pandeiro, mais som ele produz, mas também é mais difícil de tocar. Muitas pessoas começam tocando um pandeiro de 10″, por ser mais fácil, mas depois têm dificuldades para tocar um de 12″. Pensando assim, o melhor é começar tocando um de 12″, pois depois ficará fácil tocar qualquer um.

Peles

As peles dos pandeiros são divididas em diferentes tipos:

  • Pele normal sintética – produz pouco som. Indicada para o samba.
  • Pele dupla sintética – mais indicada para o pagode por produzir mais sons secos e graves.
  • Pele natural – é a mais gostosa de tocar, provavelmente pelo efeito surdo.

    pandeiro

    Os pandeiros brasileiros são os melhores

Platinelas

Podem variar nas combinações:

  • Três pratos
  • Cinco pratos.

Para shows, as platinelas duplas podem ser melhores. E além disso, é preciso saber o material de que são feitas platinelas.

Marca

Bom, em questão de marca, o melhor é escolher qualquer uma que seja brasileira, afinal, é no Brasil que o samba e o pagode são tocados sabiamente. A qualidade dos pandeiros brasileiros é melhor que os pandeiros estrangeiros.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Música e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar um Pandeiro