Conheça o Ladrilho Hidráulico

Se você acompanha as tendências de decoração, deve ter observado que o ladrilho hidráulico está em alta. Mas para quem não conhece, esse piso ou revestimento artesanal surgiu na Europa durante o século XIX como substituto para o uso de pedras. Ele é feito à base de cimento e decorado manualmente. Ele recebe esse nome porque, no processo de fabricação, é usada uma prensa hidráulica  e ele precisa ser imerso em água para cristalizar corretamente. O resultados, são peças lindas e únicas.

Ladrilho Hidráulico

Ladrilho Hidráulico

A Volta do Ladrilho Hidráulico

Com o desenvolvimento de outras formas de revestimento, como os pisos cerâmicos, o ladrilho hidráulico foi deixando de ser usado. No entanto, devido à sua beleza, cores e formas, o universo da decoração trouxe de volta o uso do ladrilho para revestir paredes e pisos em diferentes ambientes da casa. Essa retomada aqueceu a produção em várias fábricas que ainda se mantinham fieis ao velho modo artesanal de preparar os pisos.

Para quem tiver interesse no modo de fabricação, sugerimos o documentário Ladrilho hidráulico: uma arte, um piso (2011), produzido por uma equipe da FAU-USP: http://vimeo.com/36099572. O filme é muito bem feito e traz informações interessantes sobre todo o processo de produção do ladrilho hidráulico. Depois de assistir ao vídeo, você nunca mais olhará para uma peça dessas com os mesmos olhos.

Alternativas Mais Baratas

Ladrilho Hidráulico

Uso do ladrilho no lavatório

Um dos problemas do ladrilho hidráulico é o preço. É claro que precisamos levar em consideração o trabalho que dá produzir cada uma das peças. Porém, mesmo reconhecendo a arte dos ladrilheiros, nem sempre é possível pagar por essa arte. Por isso, o mercado hoje oferece algumas alternativas que imitam o ladrilhos, mas com custos menores e mais facilidade de colocação. Esse é o caso das cerâmicas e porcelanatos que utilizam desenhos semelhantes aos dos ladrilhos hidráulicos. Outra opção ainda mais prática são os adesivos de parede imitando os ladrilhos.

Onde Comprar?

Essas opções mais baratas podem ser facilmente encontradas em depósitos e lojas de acabamentos. Porém, se você não abre mão da beleza tradicional e artesanal dos verdadeiros ladrilhos hidráulicos, a dica é procurar uma fábrica próxima ao lugar onde você vive. Alguns estabelecimentos também trabalham com a representação de vendas, com a possibilidade do comprador escolher as cores e formas dos ladrilhos.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Materiais de Construção e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Conheça o Ladrilho Hidráulico