Dicas Para Escolher um HD Externo

Um HD Externo é algo bastante útil. Ele funciona como o disco rígido interno do computador, mas com a praticidade de poder ser removido. Com ele temos a possibilidade de armazenar fotos, vídeos, músicas e outros tipos de arquivo de forma segura e sem comprometer a memória do computador. A escolha de um bom HD Externo passa por vários fatores, como tamanho, peso, capacidade de armazenamento e dispositivos de segurança. Para ajudar você, preparamos algumas dicas sobre esse produto.

Espaço de Armazenamento

Quanto maior for o espaço de armazenamento, melhor é o HD, certo? Não necessariamente. Observar quantos Gigabytes ou Terabytes possui o disco rígido é algo importante, mas a escolha vai depender do seu uso. Você é do tipo que acumula milhares de arquivos e programas? Então vale a pena pagar um pouco mais por um HD com muito espaço. Mas para pessoas que fazem um uso mais comum do aparelho, um HD Externo com 500GB de espaço atende muito bem. Não sei quanto a vocês, mas tenho reparado que meu uso do disco rígido vem diminuindo, principalmente por causa dos serviços de streaming. Com a utilização de serviços online, a necessidade de um super HD pode ser ainda menor.

HD Externo

HD Externo portátil da Samsung

Compatibilidade

Para que o HD Externo funcione bem, é necessário que ele seja compatível com o sistema operacional do seu computador (e outros dispositivos que podem ser usados). Os sistemas mais comuns são o Mac e o Windows. O problema é que a maior parte dos aparelhos só é compatível com um deles, já que as tecnologias usadas são diferentes. Para resolver a incompatibilidade, existem drives e programas disponíveis na internet que podem ser a solução. Caso o seu HD Externo não funcione, procure pela marca e sistema operacional na internet para encontrar soluções disponíveis.

Peso e Portabilidade

Mais uma vez, a escolha vai depender da sua necessidade. Se você pretende levar seu HD Externo para o trabalho, por exemplo, é melhor apostar em um modelo leve, do tipo que cabe no bolso. Por outro lado, equipamentos maiores podem oferecer maior espaço de armazenamento e velocidade. Na comparação, as características podem compensar o peso e dificuldade de transporte, porém não vai ser legal carregar um disco rígido de mais de 1kg, não é mesmo. Para uso em casa, a portabilidade não é tão importante.

Questões de Segurança

Outro ponto importante é a segurança. Afinal, o HD Externo pode ser usado em diferentes computadores, correndo riscos. Alguns modelos possuem um botão de trava externo para aumentar a segurança dos arquivos armazenados. Além disso, é fundamental usar uma senha potente para acesso ao software do HD. Sempre que for usar o aparelho, deixe o antivírus do computador ligado e atualizado. Evite também utilizá-lo em computadores de acesso público, que podem estar contaminados. Os HDs portáteis costumam ser tratados com mais desmazelo, mas precisam de tanto cuidado quanto um computador comum.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Informática e também com características semelhantes: , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Dicas Para Escolher um HD Externo