Como Comprar uma Impressora Multifuncional?

As impressoras já foram mais necessárias do que são hoje, mas elas ainda não foram totalmente abandonadas. Para se manterem no mercado, as fabricantes de impressoras apostam em outras funções que não sejam apenas imprimir. Assim, esses equipamentos se tornam mais úteis, com a possibilidade de funcionarem como copiadora ou scanner, além de outras utilidades. Esse modelo é chamado de multifuncional e pode ser bem interessante para pequenos escritórios ou mesmo para se ter em casa.

A questão aqui é: como escolher uma multifuncional? Para ajudar você nessa árdua tarefa, preparamos algumas informações sobre as principais características dos equipamentos disponíveis no mercado.

Quis são as funções?

O modelo mais comum de multifuncional combina: impressora, scanner e copiadora. Até existem outras funções, como fax, mas não são tão comuns. Com essas três funções, você tem praticamente uma pequena gráfica em casa. O importante é você pensar em como vai usar cada uma delas. Algumas impressoras podem desempenhar melhor uma ou outra função, então o ideal é saber exatamente o que você precisa.

Multifuncional HP

Multifuncional HP

Laser ou tinta?

As impressoras existentes no mercado são de dois tipos principais: laser ou jato de tinta. A qualidade da impressão a laser é melhor, o que torna seu custo mais elevado. Geralmente, não compensa muito apostar nesse tipo de impressora se você vai fazer apena um uso caseiro. Para impressões e cópias simples, a impressora a jato tinta atende bem e custa menos. Observe somente o custo dos cartuchos de reposição para não gastar demais com isso.

Boas marcas

Escolher a marca de qualquer equipamento eletrônico é fundamental. Uma boa dica é observar sempre o tipo de serviço de assistência técnica oferecido. Marcas com a HP, a Epson e a Xerox disponibilizam suporte para resolução de problemas aqui no Brasil. Vale a pena conferir se existem autorizadas em sua cidade e também procurar pela opinião de quem já recorreu aos serviços da empresa.

Sem fio

Antigamente o computador ficava em um canto da casa, com a impressora ao lado. No entanto, esse cenário mudou bastante. Com notebooks, tablets e smartphones, o acesso a arquivos é feito de qualquer lugar e a mobilidade é muito importante. Por isso, pensar no tipo de conectividade oferecida é algo a ser feito. Impressora multifuncionais com recurso wireless podem ser muito práticas se você tem vários dispositivos portáteis. A tecnologia custa sim um pouco mais caro, mas é um bom investimento dependendo do modo como você vai utilizar.

Tamanho importa

Uma multifuncional costuma ser maior que uma impressora comum, mas várias marcas do mercado oferecem equipamentos bem compactos. Ninguém quer um “trambolho” em casa, mas o tamanho interfere no preço. Se seu espaço é pequeno, talvez compense apostar em uma multifuncional menor. Se esse não é o problema, uma máquina um pouco maior tende a custar menos.

Pense na usabilidade

Como comentamos lá em cima, antes de comprar é essencial refletir sobre o uso. Primeiro não faz sentido adquiri uma multifuncional se você só quer uma impressora. Mais recursos inutilizados não têm serventia alguma. A forma como as funções são desempenhadas é importante. A dica, portanto, é testar e verificar se o funcionamento geral da impressora atende às suas necessidades.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Informática e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar uma Impressora Multifuncional?