Troca Imediata de Produtos com Defeito

Comprar um produto e logo ao abrir, perceber que está com defeito, não é nada bom. E o maior problema é que nem todas as empresas trocam esses produtos com facilidade, como é garantido pelos Direitos do Consumidor. Alguns estabelecimentos fazem tão pouco caso e têm tanta burocracia para trocas, que muitas vezes o consumidor acaba desistindo.

Mas se você está passando por esse problema, é importante que mantenha-se firme diante da empresa e exija os seus direitos. Todos os produtos comprados com defeito devem ser trocados em no máximo 30 dias. Porém, o Governo Federal criou uma lista com produtos essenciais, que devem ter a troca feita imediatamente após a reclamação.

Produtos da Lista

A lista foi anunciada há um ano e meio, contendo cinco itens julgados essenciais para o consumidor:

produtos-essenciais

Alguns dos produtos essenciais da lista

  • Aparelhos Celulares,
  • Televisores,
  • Geladeiras,
  • Fogões,
  • Máquinas de Lavar Roupas.

Esses itens, em caso de defeito, deveriam ser trocados imediatamente após a reclamação do consumidor. Mas infelizmente, a lei não saiu do papel. A maioria das empresas não está cumprindo com o que foi estipulado e os consumidores continuam no prejuízo, pois precisam esperar dias e dias para a realização da troca.

Recentemente, o Governo anunciou que mudaria o prazo de imediatamente, para até 15 dias após a reclamação, ou seja, segundo a nova regra, os cinco produtos podem ser trocados em até 15 dias, metade do prazo previsto para os demais produtos.

Campeões de Reclamação

O Procon registra diariamente vários casos de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros produtos, com defeito de fábrica. E dessas reclamações, dois produtos são os campeões: os aparelhos celulares vêm em primeiro lugar e, em segundo, vêm os televisores. Os dois produtos campeões de reclamação estão na lista de prioridades criada pelo Governo.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Troca Imediata de Produtos com Defeito