Dicas Para Fazer Trocas de Produtos

Quem nunca passou pela desagradável situação de comprar um produto com defeito e só perceber quando já está em casa? Ou até mesmo comprar um produto e depois não gostar da cor, tamanho, etc.

Pois é, isto é muito comum. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, produtos com defeito devem ser trocados pela loja. Para assegurar este direito, exija sempre a nota fiscal do produto, que é sua garantia de que o produto foi comprado naquela loja e naquela data. Guarde muito bem esta nota. Em casos de perda de nota fiscal, algumas grandes lojas retiram uma segunda via, mas isto pode demorar bastante.

Uma dica importante é pedir que a loja teste o produto no ato da compra, principalmente se for um produto mais caro. Caso a loja não queira fazer o teste, procure uma outra que o faça.

Em casos de produtos novos, sem defeito, as lojas não são obrigadas a trocar, mas a maioria faz este tipo de troca, até mesmo para ganhar o cliente. Fique atento ao prazo de troca que a loja dá e se tem alguma restrição de troca.

Trocas de Produtos Comprados na Internet

olho

Fique de olho nos seus direitos!

Nas compras feitas pela internet não há possibilidade de testes na hora da compra, porém, você tem o direito de desistir da compra em até 7 dias.

Assim que o produto comprado chegar pelos Correios, abra cuidadosamente, sem estragar a embalagem. Teste o produto (todas as funcionalidades), com cuidado para não amassar, arranhar, ou coisa parecida. Caso algo não funcione, é seu direito trocar este produto.

Se tudo funcionar bem, guarde mesmo assim, a nota fiscal e a embalagem original, pois se o produto apresentar defeitos em poucos meses, ainda dentro do prazo de garantia, você precisará deles para efetuar a troca.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Dicas Para Fazer Trocas de Produtos