Compensa Comprar Produtos Falsificados?

A oferta de produtos no mercado clandestino é infindável: roupas, bolsas, tênis, celulares, óculos de sol, sons para carro, brinquedos, eletroeletrônicos e por aí vai. Apesar de serem ilegais, eles são comercializados em quase todas as cidades do país, desde as menores até as grandes capitais. Muita gente é seduzida pelos preços baixos e pela aparente qualidade, mas será que compensa comprar produtos falsificados?

As Grandes Imitações

O grande sucesso nesse mercado paralelo são as imitações. Na nossa sociedade, certas marcas podem custar muito caro e quem quer certo status sem gastar muito vai optar pelas cópias. Dependendo da imitação, é difícil dizer que o produto não é original. Outras pecam (e muito) nos detalhes. No entanto, em todos os casos, é sempre importante lembrar que a falsificação não tem a mesma qualidade do original.

Compra Desprotegida

Pilha falsificada

Pilha imitando a marca Sony


Outro problema relacionado com a aquisição desses produtos é a falta de garantias e proteção. No Brasil, temos leis que garantem uma série de benefícios ao consumidor, mas elas não valem se você não tem a nota fiscal ou adquiriu uma mercadoria no mercado ilegal. Então, na prática, quem compra um item pirateado está sozinho se algum problema de funcionamento ocorrer ou se o produto estiver danificado. Nessas situações, o comprador vai ter somente a palavra do vendedor como garantia.

Qualidade Inferior

Todos os especialistas no assunto são unânimes em dizer que a qualidade dos produtos ilegais é menor. Não vamos ser hipócritas de acreditar que no preço dos originais não existem cobranças desnecessárias, mas não é só a ausência de impostos que barateia o custo final do produto clandestino. Eles também são produzidos com materiais mais baratos e utilizam mão de obra super explorada. Além de estar adquirindo algo de menor durabilidade, você acaba contribuindo para um mercado que ninguém sabe muito bem como funciona.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Compensa Comprar Produtos Falsificados?