Como Evitar o Consumismo na Adolescência

Os adolescentes têm uma necessidade de se sentirem aceitos pelos colegas. Essa necessidade, muitas vezes gera o consumismo, que é o interesse por objetos que nem são tão necessários, mas eles só querem porque os outros colegas têm. Pedir computadores, celulares, roupas, calçados e dinheiro para sair é muito comum nessa idade.

As propagandas comerciais e o acesso mais fácil à internet ajudam a aumentar esse consumismo. Mas o que os pais podem fazer para evitar o excesso de gastos pelos adolescentes? Brigar, impor e proibir nem sempre são as melhores opções, então veja algumas dicas que podem ajudar a controlar os gastos dos filhos.

Dicas Contra o Consumismo

A primeira coisa a se fazer é ensinar os filhos a dar valor ao dinheiro. Para isso, mostre a eles como são os gastos da família. Deixe claro quanto a família ganha e tudo o que a família gasta, assim eles saberão o valor de cada centavo.

Os exemplos dos pais também são fundamentais. Se você não quer que seu filho seja um consumista, é claro que você não deve ser um. Desde criança é preciso ensinar aos filhos que não se pode ter tudo na vida.

consumismo

Veja como evitar o consumismo na adolescência

Mesada

A mesada é uma excelente forma de organizar o orçamento da casa. Dando um valor fixo aos filhos, eles mesmos decidirão o que fazer com o dinheiro. Dessa forma se evitam os pedidos repentinos de dinheiro, além de incentivar os adolescentes a administrarem o seu próprio dinheiro.

É importante que os pais sejam firmes com o valor da mesada. Eles devem saber que se gastarem toda a mesada no início do mês ficarão sem dinheiro algum no fim do mesmo.

Não faça dívidas somente para agradar seus filhos, assim, eles nunca saberão o valor do dinheiro e terão sérios problemas para administrar sua casa no futuro.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Evitar o Consumismo na Adolescência