Como Comprar e Usar Gelo Seco

O gelo seco é muito usado para manter bebidas e alimentos gelados. Sua vantagem sobre o gelo comum, feito de água, é que demora mais para derreter. Na verdade, ele não derrete. O gelo seco é feito de gás carbônico em estado sólido. E ele passa diretamente do estado sólido para o gasoso, em um processo chamado de sublimação.

O gás carbônico, comprimido a uma temperatura de -70° C, mantém sua temperatura por muito mais tempo, facilitando o transporte de alimentos em longas viagens e mantendo a temperatura de bebidas e alimentos em festas.

Mas nem todos sabem que é possível comprar gelo seco. Basta você pesquisar em sorveterias perto de onde você mora, para encontrar um local que venda esse produto. É que nas sorveterias ele é muito usado, para manter a temperatura dos sorvetes e picolés.

gelo seco

Além de deixar a bebida gelada, o gelo seco decora o copo ou taça

Cuidados Com o Gelo Seco

Se você pretende comprar gelo seco para uma festa, para viajar ou para levar à prais, por exemplo, lembre-se que ele pode ser perigoso. Se ficar exposto à pele pode causar queimaduras, devido à sua baixíssima temperatura. Por isso, sempre use luvas ou algum tipo de proteção nas mãos para mexer com o gelo.

Ao colocar o gelo seco nas bebidas, ele soltará uma fumaça e fará bolhas. Não se assuste! Isto é normal. Acontece porque sua temperatura se eleva mais rápido do que em contato com o ar. Em contato com o líquido, ele se desfaz mais rapidamente, soltando a fumaça. Não é nenhuma reação química e não faz mal à saúde.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Comes Bebes, Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar e Usar Gelo Seco