Dicas Para Comprar uma Cerca Elétrica

A segurança é hoje uma das grandes preocupações dos brasileiros. Por isso, o uso de cercas elétricas em casas, condomínios e prédios é bastante comum. Esse tipo de cerca garante uma proteção maior contra possíveis invasores, mas precisa ser feita com muita cautela para não se voltar contra os próprios moradores. Se você está pensando em instalar uma cerca elétrica em sua residência, vale a pena ver as dicas e informações sobre o sistema.

Qual é o risco da cerca elétrica?

É comum vermos notícias de casos em que crianças, animais ou mesmo adultos foram vítimas de uma cerca elétrica. No entanto, esse tipo de problema só ocorre quando o equipamento é mal instalado. Nas cercas realmente eficazes, a tensão é pulsativa, ou seja não é constante. Isso quer dizer que nenhum ser vivo ficará grudado por causa do choque. Além disso, a tensão alta das cercas não corresponde a uma corrente de carga elevada, justamente para evitar acidentes. Resumindo, os casos de morte por cerca elétrica são frutos de gambiarras e não serviços profissionais.

O valor da conta de luz irá aumentar muito?

A preocupação com o consumo de energia é recorrente entre os interessados em adquirir uma cerca elétrica. Ela até faz sentido, mas não se justifica pelo fatos. Uma central de choque bem instalada consome em torno de 3,6 Kw por mês, um valor bem pequeno em relação a eletrodomésticos. Para que você tenha uma ideia, um rádio relógio simples tem índice de consumo próximo ao da cerca elétrica. Assim, o fato do equipamento usar eletricidade não significa uma elevação no custo da conta de luz.

Quando acaba a energia a cerca deixa de funcionar?

Essa dúvida surge do medo de que uma pane no fornecimento de luz atraia possíveis bandidos. Porém, os equipamentos que existem hoje no mercado possuem uma espécie de nobreak para manter a cerca funcionando mesmo se faltar luz. É claro que essa bateria pode se esgotar se o período sem luz for muito longo. Em geral, as cercas funcionam até 12 horas sem fornecimento de energia, mas esse é um ponto a ser observado na hora de adquirir o produto.

Cerca Elétrica

Cerca Elétrica

É possível burlar uma cerca elétrica?

Na verdade, existem várias maneiras de se burlar uma cerca elétrica, principalmente se a pessoa entender sobre o sistema da central de choque. O que se destaca, no entanto, é que a cerca dificulta a entrada de bandidos ou invasores. Antigamente, era possível desligar o sistema cortando um dos fios da cerca, mas hoje em dias os equipamentos vendidos já possuem proteção para esse problema. Assim, é preciso desligar todo o sistema para passar pela cerca sem tomar o choque.

Vale a pena comprar?

Segundo uma pesquisa feita ABESE (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica), de cada 100 imóveis com cerca elétrica instalada 98 não sofreram mais com invasões após a instalação. Isso mostra que o equipamento, se instalado corretamente, oferece bastante segurança. O ideal é procurar uma boa empresa que ofereça o serviço, de preferência com referências de quem já contratou. Dessa forma é possível garantir que a cerca funcionará adequadamente par proteger o imóvel.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Casa e também com características semelhantes: , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Dicas Para Comprar uma Cerca Elétrica