Dicas para Comprar uma Moto
As motos são sinônimo de praticidade. Para quem trabalha e/ou estuda longe de casa, a moto se tornou uma opção de transporte rápido.
Muitas pessoas optam por comprar uma moto antes de comprar um carro, por ser um bem mais barato. Mas antes de comprar a sua, veja algumas dicas para não errar na escolha.
Dicas de Compra
A primeira e mais importante das dicas é sempre evitar as dívidas. Prefira comprar à vista e, se não for possível, faça um financiamento a curto prazo. Motos, assim como carros, desvalorizam muito rápido, por isso não é nada bom ficar muito tempo pagando por um bem que você terá que vender por um preço bem inferior ao que pagou.
O valor da moto ou das parcelas deve caber em seu bolso, lembrando que o veículo terá gastos com combustível, seguro, documentos, manutenção, etc. Por isso, não sonhe alto demais.
O Tamanho da Moto
Na hora da compra analise o seu tamanho e peso para escolher o tamanho da moto a ser comprada. Esse fator é muito importante, pois pode afetar a sua segurança.
Se você é bem alto, ou está acima do peso, nada de comprar uma moto pequena. Você pode ter dificuldade para frear ou fazer curvas, o que pode se tornar um grande perigo.
E se você é baixo, não é aconselhável que se compre uma moto muito grande, em que você terá dificuldade para subir ou colocar o pé no chão na hora de parar. Isto também pode ser perigoso.
A Finalidade da Moto
Depois de analisar o preço e o tamanho da moto, é hora de avaliar para que você vai comprá-la. Se a intenção é apenas ter um meio de transporte rápido e prático, os modelos simples, como scooters e motonetas dão conta do recado. Um Burgman 125i ou uma Honda Biz, por exemplo, são boas opções para essa finalidade.
Mas se você pretende fazer pequenas viagens e passeios com sua nova moto, levando garupa ou bagagem, precisará de um modelo mais potente e forte. E para passeios em estradas de terra, existem motos próprias.