Tire Suas Dúvidas Sobre Planos de Saúde

As deficiências do sistema público de saúde levam muitas pessoas a buscarem planos particulares, mas será que essa é a melhor solução? Essa semana, no Mais Você, Ana Maria Braga entrevistou João Barroca, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Durante a entrevista, ele falou sobre os principais cuidados que o consumidor deve tomar na hora de contratar um plano de saúde. Veja algumas informações exibidas no programa e saiba tudo o que preciso para evitar dores de cabeça em relação ao convênio.

Planos de Sáude

Planos de Sáude

Usuários Estão Insatisfeitos

Cerca de 50 milhões de brasileiros têm hoje algum tipo de plano de saúde. No entanto, esse número elevado não significa que essas pessoas estão satisfeitas com o serviço ofertado. Um estudo feito pelo Instituto Datafolha revelou que, somente no estado São Paulo, 79% dos usuários tiveram problemas com a empresa contratada.

Com esses dados, podemos observar que existem graves problemas no setor, que existe no país há mais de 60 anos, mas só vem sendo regulamento recentemente. A boa notícia é que, cada vez mais, a ANS está buscando solucionar esses problemas e auxiliar o beneficiário que não consegue usufruir os serviços adquiridos.

Informações Importantes

João Barroca destacou muitos pontos da regulamentação que nem sempre são conhecidos pelos usuários. Veja alguns deles:

  • Em nenhuma hipótese, a seguradora pode definir um limite de idade para que alguém se torne beneficiário do plano;
  • Após o aniversário do contrato, o cliente tem 4 meses para solicitar a portabilidade para outra operadora. Caso os planos sejam equivalentes, a mudança deve ser feita sem cobrança de carência;
  • É proibido o reajuste no valor dos planos de saúde para pessoas com mais de 60 anos;
  • No “Espaço do Consumidor” no site da ANS, é possível consultar várias informações úteis para quem já é usuário ou quer adquirir um plano de saúde.

Dúvidas e Reclamações

Se você tem dúvidas sobre os planos de saúde ou está tendo problemas com sua operadora, o ideal é entrar em contato com a ANS. Na página da Agência, o cliente pode abrir uma reclamação e comparar diferentes empresas que oferecem o serviço. Pela Central de Atendimento, também é possível esclarecer dúvidas e formalizar queixas contra planos de saúde.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Saúde e também com características semelhantes: , , , , , ,

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