Vale a Pena Ter Um Phablet?
Antes de respondermos à pergunta que dá título ao texto, é preciso explicar o que é um phablet. Esses aparelhos são uma espécie de intermediário entre o smartphone e o tablet, por isso o nome (phone + tablet). Trocando em miúdos, os phablets são telefones com telas gigantes. O primeiro produto desse tipo a aparecer no mercado foi Galaxy Note 1, que logo chamou a atenção pelo tamanho. No entanto, com o lançamento de outros aparelhos grandes, a moda acabou pegando e há quem não abra mão das telas enormes.
Alguns Produtos Disponíveis no Mercado:
- Samsung Galaxy Grand
- Samsung Galaxy Mega
- LG Optimus G Pro
- iPhone 6
- Nokia Lumia 1320
- Sony Xperia Z Ultra
Vantagens de Um Smartphone Com Tela Grande
É claro que os phablets não ganharam o mercado sem oferecer vantagens ao usuário. Esse tipo de aparelho pode ser interessante para
- quem tem as mãos grandes e não consegue digitar ou clicar em botões nas telas menores;
- pessoas que usam os smartphones para ler textos ou ver filmes;
- melhorar a experiência de alguns tipos de jogos;
- facilitar a visualização de ícones;
- desenhar ou editar imagens.
Além disso, o tamanho faz com que os phablets tenham configurações mais interessantes, como CPU, RAM e autonomia de bateria.
Devo Comprar um Phablet?
Apesar dar vantagens, existem também alguns problemas desse tipo de aparelho. O tamanho pode dificultar o uso como telefone e não ser assim tão útil para quem procura os benefícios de um tablet. Também é preciso lembrar que a tela grande não significa uma experiência melhor.
Então, não existe regra. Um phablet pode ser perfeito para alguns usuários e terrível para outros. O mercado, ainda bem, está aí para atender às necessidades de ambos os lados. Antes de escolher o seu aparelho, vale a pena pensar em todos esses pontos e não se deixar levar apenas pelo fetiche da tela grande.