Dicas Para Fazer Trocas de Produtos
Quem nunca passou pela desagradável situação de comprar um produto com defeito e só perceber quando já está em casa? Ou até mesmo comprar um produto e depois não gostar da cor, tamanho, etc.
Pois é, isto é muito comum. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, produtos com defeito devem ser trocados pela loja. Para assegurar este direito, exija sempre a nota fiscal do produto, que é sua garantia de que o produto foi comprado naquela loja e naquela data. Guarde muito bem esta nota. Em casos de perda de nota fiscal, algumas grandes lojas retiram uma segunda via, mas isto pode demorar bastante.
Uma dica importante é pedir que a loja teste o produto no ato da compra, principalmente se for um produto mais caro. Caso a loja não queira fazer o teste, procure uma outra que o faça.
Em casos de produtos novos, sem defeito, as lojas não são obrigadas a trocar, mas a maioria faz este tipo de troca, até mesmo para ganhar o cliente. Fique atento ao prazo de troca que a loja dá e se tem alguma restrição de troca.
Trocas de Produtos Comprados na Internet
Nas compras feitas pela internet não há possibilidade de testes na hora da compra, porém, você tem o direito de desistir da compra em até 7 dias.
Assim que o produto comprado chegar pelos Correios, abra cuidadosamente, sem estragar a embalagem. Teste o produto (todas as funcionalidades), com cuidado para não amassar, arranhar, ou coisa parecida. Caso algo não funcione, é seu direito trocar este produto.
Se tudo funcionar bem, guarde mesmo assim, a nota fiscal e a embalagem original, pois se o produto apresentar defeitos em poucos meses, ainda dentro do prazo de garantia, você precisará deles para efetuar a troca.