Como Comprar Euro

Assim como quem viaja para os Estados Unidos precisa comprar dólar, se você vai viajar a um dos países que usam o euro como moeda (Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Portugal, Finlândia, Irlanda), precisará trocar o seu dinheiro (Real) pela moeda usada no país de destino.

Até 01/02/2002 o euro só existia em forma de cheques, cheques viagens (Travelers Cheques), cartão de crédito e transações comerciais, como transferências, por exemplo. Só depois dessa data o euro passou a existir em forma física (papel moeda). Alguns dos países da Comunidade Européia usam moedas próprias, além do Euro. Exemplos: Marco (na Alemanha), Franco Francês (na França), etc. O aconselhável é que se leve o Euro em uma viagem a qualquer um desses países, pois ele será aceito sem problemas. Caso veja algum preço em outra moeda, é só fazer a conversão:

  • Para saber o valor em Euro de um produto que esteja em Marco; divida o valor em Marco pela paridade. Exemplo: 100 DM / 1.95583 = 51,13.
  • Para saber o valor em Franco Francês de um produto expresso em Euro; multiplique o valor em Euro pela paridade do Franco Francês. Exemplo: 200 x 6.55957 = 1.311,91 FF.

    euro

    Veja como comprar Euro

Onde Comprar o Euro

O Euro pode ser comprado em bancos e casas de câmbio legalizadas. Tenha cuidado para não ser enganado, comprando na ilegalidade, onde se paga mais caro pelas moedas estrangeiras.

Na hora da compra é preciso apresentar documento de identidade e CPF. Somente a própria pessoa pode comprar. Até o valor de R$ 10.000,00 o pagamento pode ser feito com dinheiro em espécie. Acima desse valor, deve ser feita uma transferência bancária. Não há limite para quantia a se levar para fora do país, porém acima de R$ 10.000,00 é preciso declarar à Receita Federal antes de sair do país.

Cartão de Crédito

Quem prefere levar o cartão de crédito para o exterior, ao invés de trocar a moeda, assume o risco de pagar mais do que realmente gastou, pois a cotação da moeda é feita na data de fechamento da fatura, e o euro pode estar mais alto nesse dia, do que no dia da compra.

Por outro lado, tem a segurança de evitar roubos e perdas do dinheiro em espécie.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Viagem e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar Euro