Como comprar uma moto usada

Comprar qualquer veículo usado, mas especialmente uma moto, requer bastante atenção e pesquisa, já que os motociclistas estão muito mais vulneráveis caso haja algum defeito ou acidente. Porem, prestando atenção e seguindo algumas dicas, é possível fazer uma compra segura e bem sucedida.

Vistoria

Sem dúvida, esta é uma das partes mais importantes de todo o processo. Procure sempre vistoriar a moto pessoalmente, andar nela um pouco e procurar um lugar iluminado para conseguir ver todos os detalhes. Se você conhecer alguém que entenda de mecânica de motos, não hesite em chamar esta pessoa para te acompanhar.

Faça um verdadeiro questionário com o vendedor: quando foi a última vez que a moto foi para a mecânica, qual foi o último defeito, quando ele trocou o óleo pela última vez, dentre outras. Esse tipo de pergunta, além de tudo, vai te mostrar quão cuidadoso o dono era com a motocicleta, o que já vai te dar muitas informações sobre o estado de conservação do veículo.

Documentos

Verifique cuidadosamente se os documentos estão em ordem, se o número do documento confere com o número do chassi e faça pesquisas junto ao departamento de transito para saber se existem pendências ou problemas para aquele veículo. Verifique também se existem multas e seja extremamente cauteloso com os documentos de transferência.

moto

Vistoria é uma das etapas mais importantes da compra

Preço

Esta parte, apesar de importante, não deve jamais passar por cima das etapas anteriores. Pesquise muito antes de fechar o valor com o vendedor (para isso consulte a tabela FIPE, que mostra os preços médios para cada modelo e ano).

Seguindo estas dicas você com certeza conseguirá comprar uma boa moto e vai se prevenir contra qualquer tipo de problema no futuro.

Postado por Daiana. Veja mais dicas em Veículos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como comprar uma moto usada