M-Commerce: Compras Pelo Celular ou Tablet

Os smartphones e tablets estão muito presentes em nosso dia a dia. Por isso, o número de pessoas que utiliza esses gadgets para fazer compras é cada vez maior. Segundo um estudo feito pela Pagtel e a Mobi.life neste ano, 67% dos brasileiros já usam o tablet ou telefone para comprar pela internet. Em pesquisa semelhante, feita em 2013, o percentual de pessoas que já haviam comprado através dos dispositivos móveis era de 57%.

O M-Commerce

A expressão M-Commerce se refere exatamente a esse tipo de compra, feita por meio de dispositivos móveis. A letra “M” indica o termo “mobile”, ou seja, a mobilidade dos gadgets. Para 46% dos entrevistados pela pesquisa mencionada acima, o comércio mobile é uma opção mais prática de compra. Ainda assim, a maioria dos consumidores (69%) ainda prefere comprar usando o computador. A principal alegação é o medo de que as compras pelo celular ou tablet não sejam seguras (43%).

É Seguro Comprar Pelo Smartphone?

Compras Pelo Celular

Compras Pelo Celular

A questão da segurança, no entanto, é bem menos problemática do que parece. Comprar pelo smartphone ou tablet pode ser mais seguro que pelo computador. Primeiramente porque nem todos os golpistas pensam em criar uma versão mobile para os seus sites falsos, fazendo com que o número de páginas mal intencionadas seja um pouco menor quando usamos os dispositivos móveis. Além disso, é mais comum o uso senhas e proteções nos celulares e tablets, aumentando a segurança.

Dicas de Segurança

Para tornar o M-Commerce ainda mais seguro, é fundamental que o comprador siga os mesmos critérios usados para as compras no computador, como verificar a reputação da loja online e ler atentamente os termos de segurança da empresa. Outras dicas também ajudam a evitar fraudes:

  • Se for possível, prefira comprar por aplicativo em vez de acessar a página pelo navegador;
  • Mantenha o sistema operacional e o anti-vírus do seu gadget sempre atualizado;
  • Tenha cautela ao acessar links enviados por desconhecidos via e-mail ou mensagem;
  • Evite acessar páginas de jogos ou de conteúdo adulto, que costumam ser mais perigosas;
  • Crie uma senha para acesso ao seu celular ou tablet;
  • Esteja alerta para possíveis páginas clonadas.

Seguindo esses passos, é possível comprar pelo smartphone ou tablet  com mais tranquilidade.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Outros e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “M-Commerce: Compras Pelo Celular ou Tablet