Como Escolher um Aquecedor a Gás

O inverno está chegando e com ele queremos banhos mais quentinhos. O problema é que o chuveiro elétrico pode consumir muita energia, deixando a conta de luz mais cara. Uma boa solução são os aquecedores a gás, que custam um pouco mais na hora de comprar e instalar, mas compensam na economia de energia a longo prazo. Se você está pensando em comprar um aquecedor, hoje vamos dar algumas dicas para você fazer a escolha certa.

Vantagens do Aquecedor:

  • economia de energia, pois funciona a gás;
  • vida útil de até 15 anos, maior que a dos chuveiros elétricos, que costuma ser de 8 anos;
  • maior controle sobre a temperatura da água, sobretudo com os modelos digitais;
  • possibilidade de aquecer a água de torneiras e outros equipamentos.

    Aquecedor

    Aquecedor a gás instalado em uma área de serviço

Antes de Comprar

A compra do aquecedor deve ser precedida por alguns cuidados e observações. Primeiramente, é preciso que você saiba qual é o tipo de gás que abastece a sua casa: GPL (botijão) ou GN (gás encanado da rua). Existem modelos para os dois tipos de gás e, em caso de mudança, será necessária uma troca nos componentes do aparelho para que ele continue funcionando.

Além da observação em relação ao gás, é importante que quem está interessado em comprar um aquecedor tenha em mente quantos pontos de água quente ele precisará. Se você quer, por exemplo, aquecer somente a água de dous chuveiros, é preciso levar em consideração o volume de água e a distância entre os pontos. O comprador também deve verificar se a tubulação é compartível com a instalação de um aquecedor e onde será o local onde o aparelho será instalado.

Importante: por utilizar gás, o aquecedor deve ser instalado em local arejado e ventilado. É recomendado que ele não fique em quartos, banheiros e áreas fechadas.

Tipos de Aquecedor

Existem vários tipos de aquecedor no mercado, com variações no preço e no modo de funcionamento. Alguns são mais restritos e, por isso, podem não atender a todos os compradores. Veja os modelos:

Aquecedor Por Exaustão Natural

Esses aparelhos funcionam à pilha e exigem um duto maior. A potência média desses aparelhos é de 8 litros a 22 litros por minuto. Para que você tenha uma noção, uma boa ducha tem vasão em torno de 10 a 12 litros por minuto, necessitando de um aquecedor com potência de 6 a 13 litros por minuto. Isso quer dizer que esse modelos atendem até duas duchas, sendo necessário um aparelho mais potente para mais pontos. Os aquecedores por exaustão natural também são restritos para apartamentos acima do terceiro andar. Por isso, eles são mais indicados para casas de campo.

Aquecedor de Exaustão Forçada

A diferença do aquecedor de exaustão forçada em relação ao modelo anterior é que ele possui uma ventoinha que força a saída do CO2. Eles precisam estar ligado à energia elétrica, mas não precisam de um duto amplo como no aquecedor de exaustão natural. A potência nesses aparelhos é de 8 litros a 43 litros por minuto. Assim, dependendo do aparelho escolhido, ele poderá atender a vários pontos com água aquecida. A vasão das duchas deve ser observada para que você escolha o aquecedor com potência adequada.

Não esqueça: pra coberturas e casas, é necessária a instalação de um pressurizador, pois a pressão da água não é suficiente sem a altura de queda. Converse com o instalador para saber qual modelo de pressurizador atende às suas necessidades.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Outros e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher um Aquecedor a Gás