Vale a Pena Assinar o Spotify?

Uma tendência no mercado de entretenimento são os serviços de streaming, que permitem ao usuário evitar o esquema de pirataria pagando pouco ou sem pagar nada. Já comentamos aqui no blog sobre o Netflix e YouTube, que oferecem o serviço de streaming para exibição de vídeos. Quem também anda fazendo sucesso entre os brasileiros é o recém chegado Spotify, que disponibiliza um serviço semelhante, só que para músicas.

Sobre o Spotify

Spotify

Spotify

Antes mesmo do Spotify chegar ao Brasil eu já havia sido apresentada a ele por um amigo finlandês. Na época, tentei me cadastrar mas descobri que o serviço não estava disponível por aqui. Talvez por isso, eu fui uma das primeiras pessoas que conheço a receber o convite para experimentar o Spotify. Desde então, não abro do programa nem no computador nem no celular.

O esquema de funcionamento é bem simples. Você pode procurar por músicas, álbuns e artistas, criar playlists personalizadas, ouvir playlists de outros usuários e navegar pelas rádios criadas pelo próprio Spotify. Num primeiro momento, você muito possivelmente ficará impressionado com o acervo, que é realmente imenso. Alguns artistas bem famoso, no entanto, optam por não firmar parcerias por razões autorais, mas eles são minoria.

Além de todos os recursos mencionados acima, o Spotify também funciona como uma rede social, possibilitando que você se conecte a amigos e também aos seus artistas favoritos. Com esse serviço, é possível trocar músicas e playlists com seus contatos, criando uma espécie de rede musical. Para facilitar, é possível usar a conta do Facebook para encontrar pessoas conhecidas.

Vale a Pena Pagar?

A questão em relação à assinatura do Spotify é que a maior parte desses recursos está disponível gratuitamente para os usuários brasileiros. Por isso, você deve estar se perguntando: por que eu pagaria? Primeiramente, o pagamento é uma forma de financiar todo esse sistema de disponibilização de músicas. No ano passado, dos 40 milhões de usuários cerca de 10 milhões eram assinantes, um número bem expressivo, diante da gratuidade do serviço.

Além disso, pagando pela assinatura você conta com algumas vantagens. A que mais me chama a atenção é a possibilidade de ouvir suas músicas offline em qualquer lugar. Isso é ótimo para quem nem sempre está conectado. Outro benefício exclusivo para o Spotify Premium é a ausência de publicidade entre as músicas (sim, existem propagandas para não assinantes como em uma rádio comum). A qualidade do áudio é melhor para quem assina e a execução das músicas é instantânea.

Os primeiros 30 dias de uso do Spotify Premium são gratuitos, mas você precisa informar o número do cartão e a cobrança é automática se você não cancelar o serviço dentro desse primeiro mês. De todo modo, vale experimentar para saber se você curte as vantagens oferecidas ou se compensa mais ficar apenas com os serviços gratuitos. Veja abaixo as principais informações sobre a assinatura:

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Música e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Vale a Pena Assinar o Spotify?