Como Escolher o Revestimento da Garagem

A garagem é um local da casa que nem sempre ganha destaque na hora da construção. Afinal, geralmente é um local só de passagem, na chegada e na saída. Mas não é por isso que a garagem não merece atenção. O revestimento do piso deve ser pensado de acordo com o local onde fica a garagem e o seu uso.

Nas garagens de tipo sobrado, que ficam na frente da casa, servindo como entrada também de pedestres, o piso não pode ser tão simples. O material deve harmonizar com o restante da casa, pois há uma comunicação visual entre a casa, a garagem e a calçada. Dar continuidade do piso da garagem na calçada é uma boa ideia para aumentar o espaço, além de ficar bonito.

Materiais de Revestimento

garagem

Nas garagens frontais é legal dar continuidade do piso na calçada

Os materiais mais usados para revestir o chão de uma garagem de sobrado são miracema, ladrilho hidráulico de calçada, paralelepípedo, mosaico português e revestimento cerâmico, além de vários outros que permitam o intenso trânsito de pessoas e do carro. Lembre-se que o piso precisa ser resistente.

Uma excelente ideia para garagens a céu aberto são os pisos semipermeáveis, como o concregrama, que se trata de pequenas grades de concreto que permitem o cultivo de grama entre eles. O legal é que esse tipo de revestimento permite a entrada de água da chuva na terra, ajudando a repor os lençóis freáticos.

Garagens Isoladas ou de Edifícios

Nesse tipo de garagem, o visual não é o mais importante, porque normalmente só os moradores transitam no local. Exatamente por isso, permite que seja feita uma certa economia na hora de se escolher o revestimento, sem descuidar da qualidade, é claro!

Essas garagens precisam de praticidade na hora da limpeza, ainda mais quando se trata de um edifício, onde circulam muitos carros diariamente. Está sujeita a manchas de óleo, marcas de borracha dos pneus, poeira, etc.

Para isso, os pisos cimentados são uma boa opção. Eles dão uma sensação de limpeza e também são bem resistentes. É interessante que se faça uma impermeabilização. Mas não deixe o piso muito liso, pois em dias de chuva podem ficar molhados, fazendo com que os carros deslizem.

Nas Garagens isoladas, existem muita fuligem. Por isso, é interessante revestir também as paredes, com algum material resistente à água, para que possa ser lavada periodicamente. Os azulejos são uma excelente opção, além de custar pouco.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Materiais de Construção e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher o Revestimento da Garagem