Como Escolher o Portão de Casa

O portão da casa deve ser escolhido com cautela, pois além de conferir segurança ao lar, dá privacidade e compõe a decoração. Muitos detalhes devem ser observados antes da compra, como o tipo de construção, o espaço, o tipo de abertura, a manutenção e a segurança.

Veremos então alguns desses itens e daremos algumas dicas para que você possa fazer a melhor escolha.

Sistema de Abertura

O sistema mais usado é o de dobradiças, que se abre como uma porta comum. Esse tipo de portão não exige muito espaço, já que se abre para fora. Já os portões de correr exigem um espaço na lateral para que o portão escorregue. Outro tipo de sistema é de basculante, que não exige praticamente espaço algum para se abrir.

Antes de escolher o tipo de portão, é preciso analisar os espaços e, se for para uma garagem, é preciso calcular o tamanho do carro e o espaço que ele irá ocupar dentro da garagem.

portao de correr

Portão de correr

O Material

Os materiais mais usados para se fazer um portão são o ferro, o alumínio e a madeira. Quando a estética é o ponto principal, quase sempre as pessoas optam pela madeira ou pelo ferro. Mas esses materiais estão mais sujeitos aos danos causados pelo sol e pela chuva, exigindo maior manutenção. A madeira precisa ser lixada periodicamente e o ferro precisa ser pintado e cuidado para evitar e/ou consertar a corrosão causada pela ferrugem.

portao de madeira

Portão de madeira

Quem prefere um material mais resistente aos danos climáticos e não quer se preocupar tanto com manutenção, pode apostar no alumínio, que não enferruja com a umidade. Esse material é muito indicado para casas de praia, por causa da maresia, e também para portões automáticos.

Segurança

Os portões mais fechados são indicados para quem não quer que a casa seja vista pelo lado de fora. Isto evita que indivíduos mal intencionados saibam quando tem ou não gente em casa, se o carro está na garagem, etc. Por outro lado, os portões fechados também impedem que os moradores vejam o que está acontecendo do lado de fora. O legal seria associar um portão fechado com um sistema de segurança, como circuito de TV, por exemplo.

portao fechado

Portão fechado

Os portões automáticos também são super indicados quando se trata de segurança. Eles evitam que você saia do carro para abrir o portão, e fique sujeito a roubos ou assaltos.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Materiais de Construção e também com características semelhantes: , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher o Portão de Casa