Como Comprar um Alicate

Os alicates são essenciais para muitos trabalhos manuais. Eles servem para segurar, apertar, puxar, girar, dobrar e cortar diversos materiais, como arames e fios, com eficiência e segurança. São muitos os tipos de alicates existentes, por isso é preciso ficar atento às suas funcionalidades para saber qual é o mais indicado para o serviço que irá fazer. Ele é composto por três partes básicas: a cabeça, a articulação e o par de cabos.

A cabeça é a parte que mais varia de acordo com o tipo de alicate. Ela pode ter a função de apertar, cortar, segurar, dobrar, etc. Geralmente é feita de mordedores e/ou lâminas. Sempre serão menores que os cabos.

A articulação é a parte que fica entre os cabos e a cabeça, servindo de apoio para passar a força exercida nos cabos para a cabeça. É formada por duas partes que giram em torno de um pino.

Os cabos são as partes em que o usuário segura para aplicar a força necessária para seu trabalho. Elas podem ser maiores ou menores, dependendo da atividade exercida. Eles podem também ser revestidos de plástico, borracha ou outro material, a fim de isolamento elétrico, facilitar o manuseio, melhor aderência, etc.

alicates

Veja como escolher o alicate certo para o seu trabalho

Tipos de Alicates

Veja alguns tipos de alicates mais usados, que estão disponíveis no mercado:

  • Alicate Universal – Pode ser usado para vários fins, por isso é o modelo mais usado;
  • Alicate de Bico – Usado para serviços de mecânica e eletricidade e também para pequenos trabalhos manuais;
  • Alicate de Pressão – É usado para apertar parafusos e porcas, devido à grande pressão que exerce;
  • Alicate Rebitador – Usado para fixar peças com rebites;
  • Alicate Turquez – Esse modelo é usado para cortar arames, pregos, pisos e azulejos;
  • Alicate Bomba D’Água – Usado especificamente para serviços hidráulicos, como enroscar e desenroscar canos;
  • Alicate de Fazendeiro – Serve para dobrar, cortar ou prensar arames, e também para colocar e retirar grampos;
  • Alicate Eletricista – Usado para serviços elétricos de baixa tensão. É isolante elétrico e precisa de manutenção periódica. Esse alicate é usado por profissionais.

 

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Materiais de Construção e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar um Alicate