Como Comprar Pincel e Rolo para Pintura

Para deixar a casa mais estilosa e alegre, você pode investir em cores vibrantes nas paredes. Mas se você prefere uma casa mais clássica, pode investir em cores claras. Para economizar na pintura, muitas pessoas preferem pintar a própria casa, sem precisar chamar um pintor. Nesses casos, você precisa comprar as tintas e também pincéis e rolos para pintura. Mas como escolher o material correto?

A primeira dica é em relação às cerdas do pincel. Os pincéis que possuem cerdas de origem animal são apropriados para o uso geral, em tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel. Já os de origem sintética são indicados para o trabalho com esmaltes, vernizes acrílicos ou látex.

O pincel caiar ou broxa é usado para pintar superfícies mais pesadas, como muros externos. Também são usados para aplicação de cal.

A cor das cerdas também influencia na qualidade da pintura. Para pintar superfícies delicadas, como aplicação de verniz em madeiras sem riscar, utilize um pincel de cerdas brancas, pois são mais macias. Superfícies metálicas com produtos a base de solvente devem ser pintadas com pincéis de cerdas escuras. Agora, se for usar tintas à base de água como PVA e acrílica, o mais correto é o uso de pincéis com cerdas grisalhas ou gris.

rolo e pincel

Veja as dicas para escolher rolo e pincel para pintura

Os Rolos

Para pintar grandes superfícies, o melhor é usar rolos de pintura. Eles têm alta rentabilidade, por isso são muito usados pelos profissionais, inclusive nas construções civis. Podem ser usados em áreas externas ou internas. Para evitar a sujeira, procure por rolos anti-gotas, ideais para pintura de tetos.

Para cantos e lugares de difícil acesso, existem os mini-rolos. Já para pintar as superfícies mais rugosas, como paredes com textura, use um rolo de espuma. Rolos de lã são usados para aplicação de tintas acrílicas e de PVC. E os rolos de esmalte são usados para a aplicação de verniz ou esmalte em superfícies de madeira ou ferro.

Para alcançar locais mais altos, você pode usar extensores no cabo do rolo.

Dicas de Conservação

Para conservar pincéis e rolos de pintura, lave depois de usar e espere secar para guardar. Arrume as cerdas dos pincéis com um pente e guarde enrolados em papel impermeável. Use água e sabão para lavar e, se for preciso, use um diluente adequado para o tipo de tinta utilizada. Seguindo essas dicas, seus pincéis e rolos durarão mais tempo, fazendo várias pinturas.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Materiais de Construção e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar Pincel e Rolo para Pintura