Escolher um notebook

Existem diversas formas de falar de notebooks. Poderíamos analisar por faixa de preço, por configurações, por marca etc. Certamente falaremos disso mais tarde. Por ora, vamos levantar alguns elementos importantes que devem ser considerados no momento da comprar. Sendo assim, mais do que dizer como comprar um notebook, vamos entender qual notebook nos atende melhor. Afinal, uma compra é tanto melhor quanto cumpre seus objetivos.

Como escolher o melhor notebook

Tamanho e resolução da tela

Notebook

Notebook

A escolha aqui é importante pois influenciará diretamente na portabilidade do notebook. Uma boa opção geral são aparelhos de 14 ou 15 polegadas. No entanto existem outras opções. Quanto menor a tela (13″,12″,11″ até os netbooks) são fáceis de carregar e mais leves (cuidado, alguns, nesses casos, não tem drives de cdrom). Ao contrário, quanto maior a tela até 17″ você perderá em portabilidade mas ganhará, por exemplo, um teclado númerico.
A resolução de tela deve ser também considerada juntamente com os modelos de tela widescreen. Jogos e médias comportam melhor em resoluções maiores e widescreen

Teclado

Cuidado neste item. Muitos aparelhos vendidos a preços acessíveis costumam ter teclado padrão internacional (embora não seja regra geral – importados caros costumam ter o mesmo problema). Isso quer dizer que algumas teclas que nós, falantes de português, estamos acostumados podem estar faltando ou estar deslocadas. Tenha certeza de que o teclado é o ABNT-2 ou se, pelo menos, não haverá problemas em usar um teclado diferente.
Considere também o conforto e distancia de teclas além do teclado numérico, em notebooks maiores.

Bateria

Qual a previsão de alimentação de seu notebook? Quer apenas um conforto em cassa, para teclar na cama? Ok, neste caso a bateria pode durar pouco, você terá sempre a mão uma fonte de alimentação. Mas se for passar longos períodos longe de fontes de alimentação, considere uma bateria com duração maior. Além de um item extra na reserva.
No geral, as baterias duram 3-4 horas, mas existem opções muito mais duráveis no mercado.

CD, DVD e BlueRay

Lembre-se que tipo de media usará em seu notebook. Se for usar muitos cds e dvds, precisará de um drive então descarte os netbooks. Precisará gravar algo também. Lembre-se disso. Ainda, quer investir em um equipamento de última tecnologia como o BlueRay-disc? Pode ser uma boa oportunidade de adquirir um player.

Conexões e acessórios

Se o interesse em um notebook pode ser uma viagem no interior, fique atento, você poderá precisar de um modem dial up. Se quiser tirar muitas fotos e passar imediatamente ao notebook, pode ser necessário leitores de catão de memória. Vai usar mouse, pendrive, leitor de impressão digital ao mesmo tempo. Talvez seja necessário muitas conexões USB.
E não se esqueça da webcam também!

HD – Disco Rígido

Que tipod e arquivos pretende armazenar no seu notebook? Se forem muitos e grandes, terá de escolher um HD maior. No geral, não se vê notebooks com menos de 80GB no mercado. Isso pode ser muito pouco para muitos usuários. Neste caso, quanto maior melhor mas, lembre-se que poderá sempre aumentar a capacidade a partir de um HD externo.

Memória RAM

Memória RAM é importante no desempenho do computador. Particularmente, diria para não economizar neste quesito mas o caso é escolher o que melhor atende. A minha sugestão é que não aceite nada menor que 1GB, do contrário poderá ter problemas ao rodar muitos aplicativos.

Processadores

Esta parte é complicada. Existem duas grandes opções no mercado: Intel e AMD cada uma com diversas opções de modelos. Novamente, a escolha do processador depende do uso. Modelos maiores e mais caros ganham em velocidade, mas esquentam mais e consomem mais energia, embora esta não seja uma regra geral. Imagine que, quanto maior o número (2ghz, por exemplo) mais veloz será seu computador.
Considere também as opções de núcleos múltiplos. Com eles ganha-se em multi-tarefas.

Placas de Vídeo

Se a ideia é apenas navegar na internet, editar textos, planilhas, fotos ou mesmo assistir filmes elas não são tão importantes. Mas se a ideia é trabalhar com animações gráficas, aplicativos 3d e jogos. Uma placa de memória dedicada faz-se necessária

Assistência e garantia

Não se esqueça destes itens. Por vezes, o barato pode sair cara (um slogan que aparecerá com requentaria no blog). Não quero dizer com isso que deve sempre comprar um aparelho da marca top do mercado, mas considere o tempo que o fabricante garante o funcionamento do produto e, além disso, se existe alguma assistência perto de sua residência.

Postado por Como Comprar. Veja mais dicas em Informática e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Escolher um notebook