Dicas Para Comprar um Lote

Se você está planejando comprar um lote, seja para construir ou para investir, saiba que alguns detalhes bem simples devem ser levados em consideração na hora da compra. Muitas pessoas vêm os lotes como principal fonte de investimento, já que é um bem que tem valorização rápida. E mesmo quando se compra um lote para investimento, sem intenção de construir nele, é bom ficar atento aos detalhes, pois problemas futuros podem atrapalhar seus planos.

O Que Devo Analisar?

A primeira coisa a ser analisada é a região onde se situa o lote a ser comprado, principalmente se você for construir nele. Fique atento à movimentação do bairro, se existe silêncio ou se é um local barulhento, se a vista será boa (se isso tiver importância para você, é claro!).

lote

Antes de comprar um lote, analise todos os detalhes

Depois verifique o zoneamento da região, que divide em espaços residenciais, comerciais, industriais ou mistos. Independente do que você pretenda construir em seu lote, é preciso verificar se há impedimentos legais para isso. Regiões tombadas também têm muitos impedimentos na hora da construção. Converse com o seu corretor de imóveis.

Os condomínios fechados têm regras, inclusive para a construção das casas. Se o lote pretendido é dentro de um condomínio, verifique as regras antes da compra.

Observe todos os detalhes, como topografia, a qualidade do solo, eventuais encostas, proximidade de águas, etc. Comprar um lote em situação ruim pode custar muito caro na hora de construir. Por isso, fique esperto quando aparecerem ofertas muito tentadoras, com preços abaixo do mercado. Pode ser uma “furada”!

Verifique toda a documentação do terreno no Cartório de Registros e, assim que fechar o negócio, faça o registro do seu terreno no Cartório de Registro de Imóveis. Este registro prova legalmente que você é o proprietário.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Imóveis e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Dicas Para Comprar um Lote