Como Comprar um Binóculo?

Um binóculo pode ser um equipamento interessante para quem costuma fazer observações astronômicas. Ele também serve para diversas outras situações em que precisamos enxergar de perto algo que está longe, como, por exemplo, para ver melhor uma corrida de cavalos. Mas apesar da utilidade, esse não é um objeto comum no nosso dia a dia. Por isso, antes de comprar um binóculo vale a pena conferir algumas dicas!

O que é um binóculo?

Um binóculo funciona como um par de pequenos telescópios. Eles possuem duas lentes, uma para cada olho, que possibilita a visão mais próxima de objetos distantes. Dentro de cada câmara existe também um prisma que corrige a orientação da imagem para cima. Com um binóculo em mãos fica mais fácil fazer observação que com um telescópio, pois o primeiro é portátil e não exige ajustes complexos. Assim, até o mais leigo dos usuários poderá utilizá-lo sem maiores problemas.

Observe as lentes

Não é preciso ser um especialista para saber que as lentes são a parte mais importante de um binóculo. Elas são descritas por uma numeração, como 7 x 35 ou 10 x 50. De cara pode parecer complicado, mas a análise desses número é simples.

O primeiro, antes do x, se refere ao poder de ampliação. Dessa forma, um binóculo de 7 x 35 vai fazer com que o objeto pareça 7 vezes mais próximo. Para observação astronômica, o recomendado é uma lente que aproxime 10 vezes os objetos. Com uma lente superior você precisará de um tripé para estabilizar o seu binóculo.

O segundo número, depois do x, se refere ao diâmetro da lente objetiva. Dividindo esse número pelo primeiro, é possível obter o valor da pupila de saída, ou seja, a medida da largura do cone de luz que sai do binóculo. Em ambos os exemplos dados, o valor da pupila de saída é de 5mm. Nesse caso, a melhor escolha vai depender da ajuda de um oftalmologista que possa lhe informar qual é a dilatação da sua pupila com a luz.

Binóculo

Escolha o modelo certo de binóculo!

Conforto e Usabilidade

Além dessas características mais técnicas, é fundamental que o binóculo ofereça conforto para o usuário. Como comentamos antes, lentes mais potentes podem tornar o binóculo pesado, exigindo o  uso de um tripé. Se você quer usar o aparelho para observações mais simples, o ideal é que ela seja portátil e que você consiga mantê-lo firme usando apenas as mãos.

Quem usa óculos pode ter um pouco mais de dificuldade na escolha do binóculo. Para essas pessoas, o mais indicado é um equipamento com copos de olho retráteis, que vão possibilitar o uso mesmo com óculos. A dica é testar o conforto usando o binóculo antes de comprar. Vá até uma loja especializada e experimente diferentes modelos, observando o peso, a ergonomia e o conforto ao usar.

Outras dicas:

  • Pense bastante no tipo de uso do equipamento, pois não vale a pena investir em um super binóculo para utilização eventual;
  • Para uso em dias de chuva ou locais úmidos, vale a pena apostar em um binóculo a prova de água;
  • Se crianças forem utilizar o equipamento, é importante verificar a resistência e capacidade de ajuste do mesmo;
  • Para caça ou observação à noite, cogite o investimento em um binóculo com visão noturna.
Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Esporte Lazer e também com características semelhantes: , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar um Binóculo?