Filtro ou purificador de água?

A água que bebemos precisa passar por um processo de filtragem ou purificação, ou pode fazer mal à saúde. Se você vai comprar um destes itens, mas não sabe qual é o melhor para sua família, veja aqui as diferenças, vantagens e desvantagens dos filtros e purificadores de água.

Filtros de água

Os filtros de água podem ser encontrados em dois tipos, os de barro e os de plástico. Os de barro não são acoplados a nenhum lugar, é necessário que você coloque a água para ser filtrada. Os filtros de plástico são acoplados à instalação hidráulica. A água sai somente abrindo a torneira.

Os filtros são eficientes na retirada de pequenas partículas que podem vir junto da água da torneira. Porém, não retiram o excesso de cloro nem bactérias da água. A vantagem dos filtros é o preço, que é bem acessível.

agua

Beba somente água limpa

Os filtros devem ser comprados por famílias que recebem água tratada, pois espera-se que a água já venha limpa, somente sendo necessário filtrar pequenas sujeirinhas.

Estes filtros retêm a sujeira, mas não as elimina. Por isso, é preciso lavar a vela e o recipiente de barro uma vez por semana.

Purificadores de água

Os purificadores são ligados diretamente à torneira ou ao encanamento. Eles possuem um sistema de pressão que elimina as sujeiras e também retiram o excesso de cloro da água. Alguns modelos mais modernos já são capazes de eliminar até as bactérias. A durabilidade é alta.

Os purificadores devem ser comprados por famílias que utilizam água de poços artesianos, que não são previamente tratadas. Se você observar um cheiro forte de cloro na sua água, também é bom investir nos purificadores.

A desvantagem do purificador é o preço, que chega a custar o triplo dos filtros comuns.

Os purificadores também precisam de limpeza, de acordo com cada fabricante.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Eletrodomésticos e eletrônicos e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Filtro ou purificador de água?