Diferenças Entre DVD e Blu-Ray

Se você pretende comprar um DVD player ou um Blu-Ray, mas não sabe qual comprar, ou até mesmo qual é a diferença entre os dois, veja abaixo qual é melhor para cada tipo de TV e como funciona cada um.

Aparentemente, não vemos diferença alguma entre um DVD e um Blu-Ray. E os dois aparelhos servem para a mesma função: armazenar, vídeos, fotos, etc. A grande diferença entre os dois é a capacidade de armazenamento de dados. Enquanto um DVD armazena 8.5 gigabytes, aproximadamente, um blu-ray é capaz de armazenar até 50 gigabytes.

dvdbluray

Saiba quais são as diferenças entre o DVD e o blu-ray

O que isto quer dizer na prática?

A capacidade de armazenamento de dados influencia na qualidade da imagem de um filme. Os DVDs foram lançados em uma época que se usava a televisão de tubo, os televisores de alta definição eram praticamente inexistentes, por isso eles foram feitos com uma resolução compatível com os televisores com tela de tubo (480 linhas). Com o surgimento das TVs HD e FullHD, que têm uma resolução de 780 linhas e 1024 linhas, a imagem teve que ser esticada, tornando a imagem ruim.

Foi aí que surgiu o blu-ray. Com capacidade de armazenamento maior, ele consegue manter uma imagem melhor que o DVD em TVs de alta definição, além da qualidade de áudio, que também é superior.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual aparelho comprar, já que se fala pouco dessas diferenças. Para quem ainda não tem um televisor de alta definição, o melhor é comprar um DVD, já que o blu-ray não foi feito pra esse tipo de TV. Mas para quem já possui um televisor de alta definição, vale a pena investir em blu-ray, pois terá uma imagem muito melhor que no DVD.

Se você resolver comprar um blu-ray player, poderá assistir seus filmes gravados em DVD no mesmo aparelho. Porém, o contrário não é possível: um aparelho de DVD não consegue ler um blu-ray.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Eletrodomésticos e eletrônicos e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Diferenças Entre DVD e Blu-Ray