Como Comprar uma Antena Rural Para Celular

Quem tem sítio, casa de praia ou simplesmente mora num local um pouco mais afastado pode ter dificuldade de usar o celular. O problema, nesse caso, é causado pela falta do sinal emitido pela operadora e replicado por antenas espalhadas por diversos lugares. Se o sinal é fraco ou inexistente, o celular não funciona para ligações e outros serviços, mas isso pode ser solucionado com o uso de uma antena externa ou rural.

Como Funciona a Antena?

As antenas externas servem para aumentar o alcance do sinal de telefonia móvel em locais onde a cobertura das operadoras não é o suficiente. Elas podem aumentar o ganho de sinal de 3 a 9 vezes, dependendo do local onde são colocadas e da capacidade específica do produto utilizado. Como a antena precisa ser ligada ao aparelho, ele deixa de ser móvel. Geralmente, o chip é colocado em um aparelho semelhante ao que usamos em casa, com entrada para antena externa. Assim, o telefone funciona com o sinal emitido pela antena.

Dica: para que o sinal seja realmente aumentado, é necessário que a antena fique direcionada para a torre da sua companhia telefônica. A pessoa mais indicada para fazer isso é um técnico que conheça a localização da torre. Se for fazer a instalação você mesmo, tente apontar a antena para o centro urbano mais próximo da sua casa.

Vai Melhorar o Sinal?

Antena Rural

Antena Rural

O uso da antena rural costuma melhorar o sinal de telefone, mas isso não é garantido. Normalmente, é preciso que haja sinal da sua operadora em algum local próxima à casa onde a antena será instalada. Uma boa dica é verificar se o seu celular funciona bem na parte externa da residência ou em algum local próximo. No sítio da minha família, por exemplo, o sinal é bom na porteira, que fica há uns 100m da casa. Com esse teste, tivemos certeza de que a antena rural melhoraria o sinal do telefone, o que de fato aconteceu após a instalação.

Como Escolher a Antena?

A escolha da antena passa por duas questões principais: a frequência exigida pela operadora do seu celular e a potência da antena. No caso da frequência, observe as informações abaixo:

  • Vivo – 850 Mhz
  • Tim – 1800 Mhz
  • Claro – 1800 Mhz
  • Oi – 1800 Mhz
  • Amazônia Celular – 900/1800 Mhz

Já em relação à potência da sua antena rural, é preciso observar o DBI. Essa é a unidade de medida da potência e vai interferir bastante no resultado do seu sinal. Uma antena de 12 dbi costuma ser o suficiente, mas existem produtos no mercado de 24 dbi. Quando maior fora potência, maiores são as chances de que a antena funcione conforme o esperado.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Eletrodomésticos e eletrônicos e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar uma Antena Rural Para Celular