Material Escolar Mais Barato

O ano mal começou, mas muitos pais já têm uma preocupação em mente: como economizar na compra do material escolar para os filhos. As escolas abusam nos pedidos e as papelarias aproveitam para aumentar os preços dos itens da lista. Os preços podem varias até 500% dependendo da loja escolhida. Por isso, é importante pesquisar bastante para comprar todos os materiais sem gastar muito.

Dicas para Economizar

O primeiro passo para economizar é verificar quais itens da lista o seu filho já possui em casa. Aquela mochila do ano passado, em bom estado de conservação, pode representar uma boa economia na compra do material escolar. Corte da lista tudo o que pode ser reaproveitado antes de ir às compras.

Material Escolar

Compre os materiais do seu filho sem gastar muito

Faça um orçamento em várias lojas diferentes. Não deixe de conferir também os preços do comércio online, que costuma dar descontos bem atrativos. Caso você compre toda a lista de materiais em um único estabelecimento, insista no desconto para pagamento à vista. Importante: compras com o cartão de crédito são consideradas como pagamento à vista pelo Código de Defesa do Consumidor.

Outra maneira de conseguir bons descontos é comprar mais itens em uma única loja. Faça uma reunião com os outros pais da escola para negociar preços mais baixos. Em algumas cidades, é possível encontrar lojas que vendem produtos no atacado, como lápis, caneta, caderno e outros materiais necessários. Vale a pena comparar os preços e buscar condições de pagamento mais interessantes para todos.

Orientações do Procon

Fique de olho também nos seus direitos de consumidor. De acordo com o Procon, existem itens bem comuns nas listas de materiais que não podem ser exigidas pela escola, como: papel higiênico, giz, papel ofício e grampos para grampeador. O consumidor também tem o direito de comprar o uniforme escolar em outra loja que não a indicada pela diretoria da escola. Em casos de exigências abusivas, faça uma reunião com outros pais e entre com uma reclamação no órgão de proteção ao consumidor da sua cidade.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Material Escolar Mais Barato