Como Planejar um Batizado

Quando nasce um bebê toda a família fica em festa. É um momento muito especial, principalmente para os pais. E depois disso, as mudanças são inevitáveis, inclusive com os gastos. É preciso se preocupar com fraldas, berço, banheira, decoração do quarto, roupinhas, etc. E além disso, alguns pais têm gastos também com o batizado da criança.

O batizado é uma cerimônia religiosa que ocorre em várias religiões, onde uma entidade religiosa (o padre, por exemplo) abençoa a criança, a fim também de introduzi-la nos costumes e crenças desta religião.

Para comemorar esta celebração e tornar uma data inesquecível, muitos casais vão além de uma simples cerimônia, fazendo convites, lembrancinhas e até uma festa após o batizado. Mas é preciso ficar atentos aos gastos, que podem ser muito altos, se o planejamento não for correto.

batizado

Veja como planejar o batizado de seu bebê

Tudo na Ponta do Lápis

Para organizar qualquer tipo de festa é preciso anotar tudo o que será gasto e pensar em cada detalhe antes de concluir. Os gastos não podem ultrapassar as condições financeiras do casal.

Para começar, escolha a data e horário do batizado e faça o agendamento na igreja, ou outro ambiente religioso. Verifique quais são os documentos necessários e se tem algum custo adicional.

Data escolhida, é hora de escolher os padrinhos da criança. É aconselhável que estes sigam os preceitos da mesma religião que os pais e que sejam bem presentes na família, como parentes e amigos próximos.

Se vão enviar convites, têm duas opções: podem ser comprados convites prontos, para ser preenchidos à mão, ou pode-se encomendar um convite já pronto, com todas as informações e de acordo com o gosto do casal. Normalmente, se chama para o batizado somente a família e os amigos mais próximos.

A roupinha que o bebê irá usar na cerimônia também deve estar relacionada nos gastos com o batizado. Alguns locais exigem uma roupa branca para a ocasião. Verifique se esta exigência é feita na sua religião, ou se tem alguma outra exigência em relação à roupa.

Para registrar esse momento, você pode tirar fotos e fazer vídeos. Se seu bolso permitir, contrate um fotógrafo, que geralmente faz um pacote fechado com a quantidade de fotos e já com o álbum pronto. Mas se preferir, você mesmo pode tirar as fotos, ou pedir a um convidado para fazer isso.

Para a comemoração, é preciso analisar bem os gastos. Veja a quantidade de convidados para decidir se vai fazer um almoço em casa, se serão somente petiscos, ou se vai levar os convidados a um restaurante. Este fator depende da situação financeira do casal, assim como a lembrancinha, que pode ser de uma simples foto até artesanatos mais caros.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Planejar um Batizado