Como Comprar Dólar?

A compra de dólares se trona necessária quando alguém viaja para fora do país. De um modo geral, a transação de compra ou venda de moeda estrangeira é bem simples. A questão, muitas vezes, é a escolha da instituição e a cotação do dólar. Para que você entenda melhor como comprar dólares, responderemos algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

Onde posso comprar dólares?

O interessado em comprar dólares ou outras moedas estrangeiras deve procurar uma agência bancária com serviço de câmbio ou uma casa de câmbio. Algumas agências de turismo também são autorizadas a realizar esse tipo de transação. Para evitar problemas, a dica é procurar pelas instituições registradas no Banco Central. Em aeroportos, shoppings e centros comerciais é comum encontrarmos estabelecimentos credenciados para a compra, mas sempre vale a pena pesquisar pois cada empresa trabalha com cotações e tarifas próprias. A variação de preço no custo do dólar costuma ser bem grande. Para realizar a compra, é necessário apresentar CPF e um documento de identidade.

Comprar Dólar

Tire suas dúvidas sobre a compra de dólares

É mais barato comprar no banco ou na casa de câmbio?

Um levantamento feito pela Proteste em 2011 concluiu que os bancos oferecem melhor cotação que as casas de câmbio para a compra de dólares – essa lógica se inverte nas transações de venda. Obviamente, esse resultado não isenta o comprador de comprar tarifas e encontrar o melhor estabelecimento para realizar a transação. Nos bancos, o comprador deverá pagar IOF ao comprar moeda estrangeira, mas os custos podem compensar a cobrança. A maior parte das agências oferecem o serviço de câmbio tanto para correntistas quanto para não correntistas. Somente o HSBC e o Itaú vendem moeda apenas para correntistas.

Como comparar as taxas de câmbio?

O Banco Central disponibiliza uma ótima ferramente para quem pretende comprar dólares: o Ranking do VET. Por meio do site, o comprador pode pesquisar o Valor Efetivo Total da compra de moeda estrangeira em espécie ou em cartões pré-pagos de viagem. Com a pesquisa, é possível visualizar os custos médios da moeda em diferentes instituições. Os valores se referem a dados dos últimos 2 meses, mas serve de referência para o consumidor. O Bacen disponibiliza também o aplicativo Câmbio Legal para smartphones e tabletes. Ele permite a consulta ao ranking e ajuda o comprador a encontrar bancos e casas de câmbio mais próximas.

Devo levar dinheiro em espécie ao viajar?

Sim. É sempre bom ter pelo menos uma parte do orçamento de viagem disponível em espécie porque os cartões podem não serem aceitos em todos os lugares e há sempre o risco de se ficar “na mão” com os pagamentos eletrônicos. Por uma questão de segurança, a quantidade de moeda em espécie não deve ser muito elevada, mas o suficiente para cobrir pequenos gastos ou situações inesperadas. O cartão de crédito e os cartões pré-pagos de viagem são formas de pagamento mais seguras e práticas, apesar da cobrança de IOF um pouco maior: 6,38%. Importante: nos cartões de crédito a taxa de câmbio utilizada é a do fechamento da fatura e não do dia da compra.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar Dólar?