Como comprar a escova de dentes correta

Escova de dentes é algo que todo mundo tem. Ou pelo menos, era pra ter. Escovar os dentes faz parte da higiene diária e da saúde bucal. Especialistas recomendam pelo menos três escovações durante o dia, uma pela manhã, uma após o almoço e outra à noite, antes de dormir, sendo esta última a mais importante. Mas as pessoas mais propensas à cáries, o que é determinado pelo dentista, devem escovar os dentes sempre que comer.

Muito bem, da importância da escovação, muita gente sabe, mas será que todos sabem qual é o tipo correto de escova que deve ser usado? Escovas macias? Mais duras? Interdental? Pequenas? Grandes? São muitas opções! Às vezes a escovação é feita incorretamente por usarmos escovas erradas.

Qual a escova correta então?

O tipo de escova correto para uma boa escovação são as escovas com cerdas macias. Ao contrário do que muita gente pensa, as escovas mais duras não limpam mais que as macias, além de causar danos irreversíveis à gengiva. As escovas macias são as melhores para retirar as placas bacterianas, que se acumuladas, se tornam cáries. Elas retiram os resíduos de comida dos dentes sem agredir a gengiva.

escovas

Usar escovas corretas garante uma boa escovação

É importante que a escova tenha a cabeça pequena, para alcançar todos os cantos da boca. As crianças devem usar escovas pequenas, próprias para sua idade.

Escovas elétricas

As escovas elétricas são indicadas para pacientes com alguma deficiência motora que impeça de fazer os movimentos necessários para a escovação. São indicadas também à idosos com dificuldade de movimentação nas mãos. Essas escovas também devem ser macias, e se possível, que façam movimento elíptico durante a escovação.

Escova interdental

Essas escovas são menores e alcançam qualquer cantinho. São indicadas à pacientes em tratamento ortodôntico, pela dificuldade de limpeza dos dentes sob o aparelho.

Observação: A escova deve ser trocada periodicamente, em prazo máximo de três meses, ou quando houver necessidade antes disso.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como comprar a escova de dentes correta