10 Dicas para Comprar com o Cartão de Crédito

Comprar com o cartão de crédito é bem prático e seguro. Além de oferecer um bom prazo para pagamento, o “dinheiro de plástico” permite que o consumidor faça suas compras à distância. Outra vantagem são os parcelamentos, principalmente quando não há cobrança de juros. Por tudo isso, vale a pena usar o cartão, desde que se tomem alguns pequenos cuidados. Veja as dicas para usufruir todos os benefícios da forma de pagamento sem ficar no vermelho:

Cartão de Crédito

Dicas para usar seu cartão de crédito com consciência

  1. O grande problema do cartão de crédito são os juros e taxas cobradas. Por isso, é importante evitar atrasos no pagamento do boleto e sempre quitar o valor total da fatura.
  2. De acordo com o Banco Central, as compras feitas com cartão de crédito devem ser consideradas como um pagamento à vista. Isso quer dizer que o consumidor tem direito a descontos quando utilizar a forma de pagamento, desde que as compras não sejam parceladas.
  3. Para usar o cartão em lojas virtuais, o cliente deve informar o número do cartão, nome completo, o código de segurança e a data de vencimento do mesmo. Só utilize esses dados em sites seguros para evitar golpes e fraudes.
  4. Grande parte dos cartões de crédito participa de programas de recompensas. Por meio desse serviço, o titular do cartão acumular pontos que podem ser trocados por diversos produtos, passagens aéreas e até descontos na anuidade. Fique atento à validade dos pontos e não deixe de utilizá-los sempre que possível.
  5. O cartão de crédito jamais deve ser emprestado a outras pessoas. Nos estabelecimentos comerciais, exija a conferência da assinatura ou utilize sua senha pessoal para garantir a segurança da transação.
  6. Em casos de fraude ou clonagem do cartão, a administradora é responsável pela investigação do problema. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente não pode ser onerado por uma falha da empresa responsável pelo cartão de crédito.
  7. O titular do cartão tem o direito de cancelar o contrato com a administradora a qualquer momento, mesmo que existam dívidas não quitadas.
  8. A bandeira do seu cartão é responsável pela aceitação do mesmo no mercado. Os estabelecimentos comerciais devem informar quais são as marcas aceitas.
  9. Se você optar pelas compras parceladas, verifique atentamente os juros cobrados pela loja em questão. Sempre que possível, prefira dividir o valor em número menor de parcelas e fuja dos juros excessivos.
  10. O limite do seu cartão de crédito não deve ser maior que a sua renda mensal. Prefira ter apenas um cartão com limite de crédito equivalente a, no máximo, 50% dos seus rendimentos.
Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Dicas e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “10 Dicas para Comprar com o Cartão de Crédito