Manteiga ou Margarina?

No café da manhã ou no lanche da tarde, o recheio mais usado para os pães é a manteiga ou a margarina. No Brasil, esses produtos estão presentes em quase todas as geladeiras. Mas há uma diferença entre a manteiga e a margarina, e muitas pessoas ficam em dúvida na hora da compra: qual é mais saudável, a manteiga ou a margarina? Se tratando de gosto, ele varia muito no país. Existem pessoas que gostam mais da manteiga, mas também há quem prefira a margarina.

Vejamos então qual é a diferença entre as duas e qual é a melhor escolha na hora da compra.

Diferença Entre Manteiga e Margarina

manteiga ou margarina

Manteiga ou margarina?

A manteiga é feita a partir da gordura do leite de vaca, ou seja, é um produto natural, de origem animal. É bem mais gordurosa que a margarina, mas o nosso organismo está preparado para metabolizar esta gordura. Ela possui ômega 6, que é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois combate os altos índices de glicose e colesterol ruim no sangue. Alguns nutrientes, como as vitaminas A, B, E e K são mais facilmente absorvidas pelo organismo com a ingestão da manteiga. Nutricionistas dizem que sem excessos a manteiga pode ser consumida tranquilamente, até faz bem à saúde. O ideal é consumir no máximo duas colheres de chá por dia.

Já a margarina é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais, ou seja, tem origem vegetal, mas é totalmente industrializada. Ela contém gorduras interestificadas, que fazem mal à saúde, já que aumentam o mau colesterol (LDL). Essas gorduras foram inseridas na composição da margarina depois que foram comprovados os malefícios das gorduras trans, que antes estavam presentes na margarina. O nosso organismo não reconhece esse tipo de gordura, por isso fica difícil a metabolização. Segundo nutricionistas, a margarina deve ser evitada.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Comes Bebes e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Manteiga ou Margarina?