Como comprar um bom vinho

Escolher uma garrafa de vinho é uma tarefa um pouco complexa. A quantidade de marcas e tipos de vinhos é enorme. Mas com algumas dicas básicas, você será capaz de escolher um ótimo vinho para seu jantar, almoço ou festa.

A primeira dica é sempre conversar com alguém que entende do assunto. Tire dúvidas e pegue opiniões. Nas adegas e mercados especializados você pode tirar suas dúvidas com um atendente. Veja outras dicas:

O vinho pode estragar

É um erro pensar que uma garrafa de vinho durará para sempre. Como qualquer outro alimento, o vinho estraga se não for armazenado de maneira correta. O vinho é armazenado em seu estado natural dentro de uma garrafa com uma rolha. Através dessa rolha ocorre uma troca de oxigênio entre o interior e o exterior da garrafa. É importante que a rolha esteja sempre úmida, para que esta troca ocorra no tempo certo. Por isso, a maneira correta de se armazenar as garrafas de vinha é deitada. Evite comprar garrafas guardadas de pé, assim a rolha fica seca e a troca de ar ocorre muito rápido.

Veja se a safra está no rótulo

vinho

Saiba como escolher um bom vinho

A safra é o ano em que a uva foi colhida. Este dado sempre está nos rótulos. Se não estiver, é porque o produtor juntou uma safra boa com uma ruim, gerando um vinho de má qualidade. Por isso, nunca compre um vinho que não tem no rótulo o ano da safra.

Não compre garrafas pegajosas

Se a garrafa está suja e pegajosa, significa que as garrafas foram mal armazenadas, se sujando com outras bebidas, ou que o vinho está vazando através da rolha. Melhor você procurar outro estabelecimento, que armazene melhor suas bebidas.

Analise o estado da rolha e o nível da bebida

Se a rolha estiver saltando para fora, como se estivesse uma pressão dentro da garrafa, não compre. Isso significa que houve fermentação, ou seja, o vinho está estragado. Outra coisa a ser analisada é a quantidade de vinho na garrafa. A garrafa sempre é cheia até o início do gargalo. Se o nível de bebida estiver abaixo, significa que o vinho evaporou ou vazou, o que não é bom.

Observação: Não compre vinhos caros se não estiver acostumado com eles, pois a probabilidade de você não gostar é enorme. Não jogue dinheiro fora!

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Comes Bebes e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como comprar um bom vinho