Como comprar um ovo de páscoa

Está chegando a Páscoa, e nessa época os consumidores lotam lojas de doces e supermercados em busca dos tão cobiçados ovos de Páscoa. Eles presenteiam toda a família e amigos, então ter cuidado na hora de comprá-los é muito importante se quisermos economizar e fazer valer nosso dinheiro.

Aqui no Como Comprar vamos dar algumas dicas importantes de como fazer compras de ovos de chocolate.

Armazenamento do ovo de páscoa

Os ovos de chocolate não devem estar armazenados nas vizinhanças de produtos de limpeza ou odores fortes. O chocolate facilmente pega gosto de outras coisas; e produtos de limpeza, além de terem um odor nada apetitoso, são também potencialmente tóxicos: e não queremos dar nada que faça mal às nossas crianças e familiares.

Também não compre ovos que estão armazenados em locais quentes, especialmente nessa época em que, aqui no Brasil, o clima está bem quente. Se o local não possui ar-condicionado ou outro controle de temperatura, corre o risco do ovo derreter e endurecer várias vezes com as variações de temperatura do dia e noite, perdendo sua forma e também ficando com aquela coloração esbranquiçada, que não é nada bonita.

Verifique a embalagem

Em primeiro lugar, verifique se não há furos, rasgos, ou amassados na embalagem. Isso é perigoso porque pode ser indicativo de que alguém já mexeu no ovo, prejudicando sua integridade; ou que as condições de armazenamento não são higiênicas o suficiente. Imagine só se foi um bicho que furou a embalagem do ovo? Isso pode veicular doenças e trazer problemas para a saúde.

Em segundo lugar, procure com atenção informações sobre a validade do ovo. Por incrível que pareça, é possível encontrar ovos da páscoa passada sendo vendidos em pequenos comércios.

Veja também informações sobre o peso líquido do ovo. Ele deve ser referente apenas ao chocolate. Cuidado com ovos caseiros que a pessoa vende um produto de 250 gramas sendo que parte desse peso é devido ao brinquedo, brinde, copinho, etc. O peso deve ser referente apenas à parte comestível do ovo.

Outra informação importante de se olhar na embalagem são os ingredientes. Isso é especialmente válido para aquelas pessoas que possuem alergias alimentares, ou que irão presentear o ovo a uma pessoa que tenha alergias. Preste especial atenção em produtos que contenham amendoim e castanhas, já que são alimentos aos quais algumas pessoas têm propensão a ter alergia.

Como comprar Ovo de Páscoa

Ovo de Páscoa

Cuidado com o brinquedo dentro do ovo

Certifique-se de que o brinde traz o selo do Inmetro. O ovo deve ter tal selo para assegurar que o brinquedo seja adequado e seguro para uma determinada idade da criança.

Informações sobre a faixa etária indicada precisam existir, para minimizar as chances de acidentes. Se no ovo está informado que o brinquedo não deve ser dado a crianças menores de 3 anos, siga tal orientação, pois nessa idade as crianças têm hábito de colocar coisas na boca.

Certifique-se também de que o brinquedo não contém nenhum elemento que possa ser tóxico, como partes pintadas com tinta tóxica. Por último, verifique se o CNPJ e endereço do fabricante constam em algum lugar, para o caso de você ter alguma reclamação sobre o brinquedo.

Postado por Paula. Veja mais dicas em Comes Bebes e também com características semelhantes: , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como comprar um ovo de páscoa