Como comprar azeite de oliva

O consumo de azeite de oliva tem aumentado muito no Brasil. Sabe-se que é melhor para saúde do que os outros tipos de óleos, é menos calórico, isso sem falar no sabor, que é muito bom.

O azeite vem sendo muito usado na cozinha, seja na preparação de saladas, ou em refogados, em carnes, etc. Mas será que todos sabem qual azeite comprar? Nos supermercados têm muitas variedades de azeite: virgem, extra virgem, embalagem de vidro, embalagem em lata, etc. Qual devemos escolher?

A acidez do azeite

A primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de comprar azeite de oliva é a acidez do produto. Se a acidez é de no máximo 0,8%, quer dizer que o azeite é extra virgem, ou seja, mantém muito mais a qualidade de sabor e aroma. Esse tipo de azeite não passa por processos químicos.

Já os azeites com acidez superior a 2% não são bons para o consumo, pois passam por um processo de refino que inclui métodos químicos.

Fique atento a este detalhe, pois muitas embalagens têm no rótulo o dizer “extra virgem”, mas na verdade tem alto índice de acidez.

Data de fabricação

azeite

Veja o que deve ser observado na hora de comprar azeite

Confira a data de fabricação do produto. Quanto mais novo for o azeite, melhor. Azeites não são como vinhos, que são melhores quando mais velhos. Qualquer tipo de óleo perde suas propriedades com o tempo, então prefira o azeite que está a menos tempo nas prateleiras.

Embalagem

Os melhores azeites estão em embalagens de vidro escuro, pois este óleo perde suas características em contato com a luz, calor e oxigênio. Se não puder comprar uma embalagem de vidro, prefira as embalagens em lata, que também mantêm o produto protegido da luz.

Informações sobre o envase

Nos rótulos têm informações de onde foi produzido e envasado o azeite. Se o azeite foi envasado pela mesma empresa que produziu, ele apresentará melhor qualidade. Além disso, você pode comprar “gato por lebre”, se não observar este detalhe. Se você deseja um azeite português, por exemplo, verifique se ele foi produzido em Portugal ou só engarrafado lá. Muitos azeites são comprados a granel por alguns países, que só envasam. Isto não quer dizer que o azeite seja melhor ou pior, mas você deve levar o que realmente tem interesse.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Comes Bebes e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como comprar azeite de oliva