Como Comprar Alimentos Orgânicos

A alimentação é parte fundamental de uma vida saudável. Porém, mesmo quando comemos frutas e verduras, corremos riscos de agredir nossa saúde por causa da enorme quantidade de químicos e agrotóxicos presentes nesses alimentos. Aquele pimentão brilhante, vermelho e suculento geralmente está totalmente contaminado por pesticidas. Aliás, no levantamento feito pela Anvisa, o pimentão é o principal alvo de contaminação, com índice 854,9% nas amostras analisadas. Esses números assustadores servem de alerta: devemos procurar alimentos orgânicos para evitar os males trazidos pela presença de agrotóxicos.

Alimentos contaminados por agrotóxicos

O levantamento feito pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos analisou 2.488 amostras de 18 vegetais, entre frutas e verduras. Desses, 28% se encontravam inadequados para o consumo segundo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mais da metade das amostras continha organofosforados, substâncias que podem causar graves problemas neurológicos e destruir as células dos músculos. No ranking realizado pela Anvisa, o pimentão é o líder em contaminação, seguido pelo morango, alface e pepino. A cenoura, a beterraba e o mamão também apresentam alto índice de contaminação.

Por que comer alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos. Segundo a Dra. Elaine de Azevedo, em texto publicado no Portal Orgânico:

O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Frutas e vegetais orgânicos

Frutas e vegetais orgânicos

Isso quer dizer um alimento orgânico está livre de diferentes formas de contaminação para além do uso de pesticidas e agrotóxicos. Os estudos em relação aos benefícios nem sempre são conclusivos, mas várias pesquisas apontam para a relação entre essas formas de contaminação e o aparecimento de diversas doenças crônicas. Vários especialistas garantem que os orgânicos são sim mais sudáveis que os alimentos produzidos com excesso de produtos químicos.

Onde Comprar Alimentos Orgânicos?

O problema é que nem sempre encontramos alimentos orgânicos facilmente. Em feiras, mercados e sacolões comuns, os vegetais e frutas comercializados são aqueles que passaram pelos processos mencionados acima e que, por isso, estão sujeitos a contaminação. Quem quer comprar orgânicos precisa se esforçar um pouco mais. O Idec oferece uma excelente ferramenta para busca de feiras e comércios que vendem orgânicos: feirasorganicas.idec.org.br. Depois de acessar o link, você deve informar sua região para encontrar lugares onde é possível comprar alimentos orgânicos. Em alguns supermercados também é possível encontrar vegetais orgânicos em setores especializados. Mas se você mora em cidade pequena, o ideal é reunir um grupo de pessoas interessadas e tentar contatar produtores próximos.

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Comes Bebes e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Comprar Alimentos Orgânicos