Como Escolher a Faca Para Sushi

A culinária japonesa faz sucesso no Brasil há muito tempo. São milhares de brasileiros apaixonados por este tipo de comida. Existem vários restaurantes japoneses espalhados por todo o país, e o prato mais procurado é o sushi, famoso prato japonês feito com peixe cru, arroz e algas marinhas.

Devido à quantidade de pessoas que apreciam este prato, aumentou também o preparo caseiro. Muitas pessoas aprendem todos os dias a fazer o sushi e outros pratos da culinária japonesa. Porém, para fazer em casa é preciso ter os utensílios corretos, como as facas, por exemplo. Os especialistas em comida japonesa dão algumas dicas para se escolher a faca correta.

Tipos de Facas Para Sushi

Existem mais de 20 tipos de facas japonesas, com preços muito variados, mas para preparar o sushi você vai precisar três. São os seguintes:

  •  Deba-bocho: é curta e com a lâmina levemente arredondada, como um cutelo. É usada para limpar peixes inteiros (decapitar, partir a espinha e tirar os filés).
    deba bocho

    Deba-bocho

     

  • Usuba-bocho: tem formato retangular e é mais pesada, usada para cortar e descascar vegetais. Ótima para fazer fatias bem fininhas com o pepino.
    usuba bocho

    Usuba-bocho

     

  • Yanagiba-bocho: esta é clássica, e é a mais importante de todas. É também conhecida como yanagi. De lâmina longa, quase reta, fina e pontuda, é usada para fatiar o peixe sem espinhas (nigiri e sashimi), cortar os makis (rolinhos) e fazer guarnições.
    yanagi bocho

    Yanagi-bocho

     

Estas facas costumam ser um pouco caras, chegando a custar entre R$50,00 e R$10.000. Por isso, se não puder comprar as três, prefira comprar somente a Yanagi-bocho, que é a mais importante de todas.

As facas feitas no Japão são as melhores, mas é possível comprar boas facas para sushi no Brasil.

Postado por Fabiana. Veja mais dicas em Casa e também com características semelhantes: , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher a Faca Para Sushi