Como Escolher o Colchão Certo

Uma boa noite de sono é fundamental para a qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas se esquecem de que a qualidade do colchão pode interferir diretamente no momento de descanso. A verdade é que a escolha do colchão não é uma tarefa simples. O preço elevado não garante que aquela marca é a mais adequada para o seu perfil e para a sua saúde.

Dica Importante

O colchão ideal é aquele que se adequa à curvatura da coluna. Algumas pessoas preferem os colchões mais macios, enquanto outras optam por espumas mais duras. Porém, bom mesmo é o colchão que não afunda muita com o seu peso nem permanece reto enquanto você está deitado. Antes de comprar um colchão, leve em consideração o seu peso e altura. Consulte um especialista – que pode ser o próprio vendedor – para escolher o produto mais indicado para o seu corpo.

Tipos de Colchão

Os colchões de mola são os mais vendidos atualmente, pois proporcionam conforto e maciez. Mas na verdade o que realmente importa o material em que é fabricado, e sim a capacidade que ele tem de se adequar ao seu biótipo.

O Melhor Colchão

O Melhor Colchão

  • Colchão de espuma: é mais macio e leve, com diversas variações de densidade para cada perfil. O grande problema é que ele pode absorver umidade, criando fungos com o passar do tempo. A vida útil desse tipo de colchão é de mais ou menos 4 anos.
  • Colchão de mola: as molas absorvem o impacto do corpo e se modelam conforme o peso exercido. No entanto, o uso faz com que as molas cedam e algumas partes do colchão podem afundar. É necessário virar o colchão periodicamente para que ele dure até 3 anos.
  • Colchão ortopédico: podem ser fabricados com diferentes materiais e geralmente são mais firmes. Porém, a rigidez do colchão pode agravar problemas de coluna e causar dores musculares pela manhã.
  • Colchão de viscoelástico: o material produzido pela Nasa se tornou bastante comum na fabricação de colchões e travesseiros. Eles são muito duráveis e se adequam bem ao formato da coluna. Essa pode ser uma boa escolha, mas prepare-se para pagar mais caro.

Em resumo, o ideal é optar pelo material que você mais gosta e lembrar que o colchão não pode ser nem muito firme, nem muito macio. Outra dica é trocar o colchão periodicamente, dependo do material escolhidos. Bom descanso!

Postado por Emília Silva. Veja mais dicas em Cama Mesa Banho e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher o Colchão Certo